Pular para o conteúdo principal

JMJ Rio 2013, em busca da Areia Prometida


        Com a JMJ Madrid 2011 no currículo, garantimos nossa segunda Jornada em Julho de 2013, no Rio de Janeiro- RJ com o Papa Francisco. Na época, escrevi no Jornal Planeta Legionis a nossa saga sobre as cerca de 24 horas [dias 27 e 28 de julho] em que ficamos na Praia de Copacabana...confira!
      Os dois últimos atos centrais da JMJ foram transferidos de Guaratiba [que estava alagada] para Copacabana. Mesmo com a notícia decidimos sair cedo para conseguirmos um bom lugar. Levantamos às 5h da manhã, tomamos banho e arrumamos nossas mochilas. No entanto, ao abrirmos a janela, notamos que chovia forte. Adiamos nosso café para as 7h30, pois não arriscaríamos ficar molhados desde cedo. Mas somente às 9h, quando a chuva passou, que saimos do hotel. 
      A maior saga de nossa Jornada começou com 8 km de caminhada, do Centro à Copacabana. O percurso era monitorado por soldados do Exército já que a cidade estava tomada por peregrinos. No Flamengo, estavam sendo distribuídos os “kit vigília”, mas como a fila estava gigantesca desistimos. Nossa equipe suou a camisa durante o trajeto, mas a paisagem valeu a pena! Destaque a estonteante Enseada do Botafogo. A “Juventude del Papa” garantiu uma fantástica animação principalmente na Avenida das Nações Unidas [literalmente] e nos dois grandes túneis. Chegando às proximidades da praia, entramos em um hortifruti para garantirmos alimentos para as próximas 24 horas. 
      Ao meio dia atravessamos o calçadão beira-mar mais famoso do Brasil em busca de um cantinho na areia superlotada. Com dificuldades, encontramos um lugar razoável. Montamos o nosso “Forte de Copacabana” copiando os europeus que faziam verdadeiras muralhas de areia com duas ou três camadas pra tentar conter a maré. Não escondemos a sensação maravilhosa de ver o grupo trabalhar unido. Fincamos nossas bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e fomos curtir o mar, já que o sol brilhava forte. Tiramos fotos, encontramos alguns conterrâneos da Diocese da Campanha, ensaiamos o flash mob e nos divertimos pra valer. Sem saber o que o destino reservara para nós... 
      Já passava de 16h quando nos reunimos pra fazer um lanche. De repente, o mar nos surpreendeu e engoliu nosso forte. Não levando por pouco nossos materiais. Desabrigados, vivemos o que apelidamos de “o maior perrengue da Jornada”. Recolhemos nossa lona e saímos à procura de um lugar mais afastado da maré. Missão praticamente impossível com cada metro quadrado da praia ocupado. Fomos distanciando do palco cada vez mais. O prédio do Copacabana Palace [sempre uma referência para nós] já se transformara em um pontinho longínquo. Os minutos se arrastavam e o crepúsculo solar nos avisava que logo seria noite...
      De mãos dadas e em fila indiana o grupo era constantemente empurrado por outros peregrinos. As conversas foram cedendo espaço ao silêncio quebrado somente por um ou outro palpite azedo de “acho melhor voltarmos para o hotel”.  O grupo perdia as esperanças e já eram quase 2 km sem progressos. Outra vez a maré veio e ensopou todo mundo, pois caminhávamos rente ao mar.  
       Quando as águas voltaram ao normal, Matheus encontrou um cordão com uma cruz da JMJ preso em seu pé. “Interpretei o fato como um sinal e fiquei muito emocionado. Como era o primeiro da fila ninguém percebeu o ocorrido. Decidi seguir o que me indicava a providência divina: Rezar, com toda a fé do meu coração. Algo que eu tinha me esquecido no meio do sufoco. Senti que não deveria fazer alarde, pois o recado era pra mim. Um líder não pode nunca desanimar porque senão o grupo também desanima”. Em pouco tempo encontramos um lugar próximo ao último telão instalado na praia. Aliviados, montamos nosso acampamento. 
       O papa impressionou os 3,5 milhões de jovens reunidos para ouvi-lo. O momento de Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento foi marcante. Os minutos de profundo silêncio com gente do mundo todo unida em uma só oração, jamais serão esquecidos.Terminada a celebração vestimos nossos sacos de dormir e apagamos. Ao contrário do que muitos possam imaginar, dormimos a noite toda. Fez muito frio, o mar estava revolto, mas só de não ter chovido já foi um verdadeiro milagre...

       Sobrevivemos mais uma vez...
       Às 6h40 do domingo, dia 28, o sol nasceu vitorioso e triunfante sob aplausos da multidão que já começava a despertar. Uma italiana próxima a nós exclamou: “Que belo!”. Vencemos mais uma noite em que dormimos sob as estrelas para aguardar uma Missa do Papa. [Em 2007 no Campo de Marte em São Paulo, em 2011 no Aeródromo de Cuatro Vientos em Madrid e agora em 2013 na praia de Copacabana, experiências completamente distintas]. Quando o Papa chegou ao palco foi apresentado o maior flash mob do mundo com a participação de 3,7 milhões de pessoas.

     A Missa de Envio foi excepcional. Cantos maravilhosos entoados por grandes nomes da música católica, inclusive padres famosos. No final, o Papa anunciou a Cracóvia, na Polônia, como sendo sede da próxima Jornada, no ano de 2016. Cansados, decidimos ficar mais alguns dias para conhecer melhor o Rio de Janeiro.

 Confira um vídeo incrível sobre a JMJ




         Leia também:  As Marcas de Francisco

                                 O Bom Peregrino carrega consigo um pouco do mundo


                              





      

Comentários

Total de visualizações de página

AS MAIS LIDAS DO BLOG NESTE MÊS

Resenha 2020

Que ano louco está sendo este 2020, concorda? Pra gente dar uma aliviada e comentar de tudo um pouco, sem perder o bom humor, convidei o Thiago Ribeiro, do TR_News _.  A resenha está top! Falamos sobre atualidades, esporte, política, pandemia, entre outros assuntos! Vale a pena assistir e se informar! Thiago é estudante de Direito da UFRJ e aspirante a Jornalista. Mantém um perfil no Instagram onde produz vídeos comentando sobre diversos assuntos do momento.  Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no Canal e fique por dentro de todas as novidades, grande abraço! Assista, está top!

2021 e agora?

2021 e agora? Esta é a pergunta que não quer calar... Já estamos em um novo ano! Nossas esperanças de que tudo poderia ser diferente foram renovadas e como você avalia a sua vida? Tudo mudou ou nada mudou? Nas palavras do meu próprio convidado, Max Silva, Psicólogo ... “A gente sempre espera que o "novo" ano apareça repleto de coisas boas e diferentes. Mas eu desconfio que apenas esperar, não seja o suficiente para que as mudanças aconteçam. Para que seja um novo ano, nós precisamos urgentemente assumir as rédeas da nossa própria existência”. E é sobre estas questões o nosso bate-papo, vale a pena conferir na íntegra! Se você curte boas entrevistas, INSCREVA-SE no canal e fique por dentro das novidades. “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drumond de Andrade. Confira o vídeo

Qual era o seu desenho favorito na infância?

                 Quem foi criança no finalzinho dos anos 80 e na década de 90 com certeza vai se identificar com as lembranças que vou trazer à toa. É nostalgia sim, confesso, mas não tem como negar que vivemos uma época de ouro. De acordar cedo, se deliciar com os melhores desenhos da TV e ir para a escola. Ou depois, quando começamos a estudar de manhã, chegávamos em casa rápido e ainda pegávamos ótimos seriados na televisão.  Confira o vídeo com as melhores brincadeiras de rua        Começar claro com os desenhos do SBT , emissora que sempre deu muita atenção ao público infantil [e a que mais assistia, desde aquela época]. Vou elencar os meus prediletos e vocês, a cada menção, busquem em suas memórias o que lhes marcava nestes clássicos: Cavalo de Fogo, Muppets Babies, Timão e Pumba, O Fantástico Mundo de Bobby, Dennis o Pimentinha, Duck Tales, Inspetor Bugiganga, Jetsons, Flinstones, Pica-Pau (na época era do SBT), Punky, a Levada da Breca (em desenho e em seriado),

Receita- Como fazer mix de açaí - ft. André Summer

Em alta nesta época do ano, o açaí é ingrediente principal de duas deliciosas receitas que vamos apresentar no vídeo de hoje! O empresário André Summer ensina dois mix que serão tendência para o verão, além de super fáceis de fazer...Está sensacional! Vale a pena conferir na íntegra!  Se você gosta de acompanhar novidades do mundo do entretenimento, aproveite e INSCREVA-SE no canal, grande abraço! Confira!!!

O dia em que estivemos no Cine Rio Branco

         Passando em frente ao prédio do antigo Cine Rio Branco, em Varginha-MG, resolvo tirar uma foto [a que ilustra este texto] e me vêm uma ideia à cabeça...Por que não compartilhar com meus leitores do Blog o texto que fiz para o Jornal Planeta Legionis em novembro de 2006? A matéria tem quase uma década, mas ao relê-la, percebi que merece ser divulgada... Na época, eu ainda nem havia entrado na faculdade, mas já gostava de escrever...          A edição impressa é o único arquivo desse momento, já que eu não tinha câmera digital e muito menos celular com câmera para registrar. Na ocasião, entrevistamos o saudoso Sr. Fernando Prince [falecido em 2014]. Após a publicação da matéria,  recebi o primeiro grande incentivo de minha carreira. Ao me encontrar na rua, Prince comentou comigo que aquela foi a melhor matéria que haviam feito sobre o Cine Rio Branco até então...jamais me esqueci daquele dia....Vale ressaltar que estou postando o texto original, sem alterações, somente